Armazene os XMLs de sua empresa para evitar autuações

0

Obrigatório desde abril de 2008, o projeto NF-e, que integra o Sped, tem como marca atual mais de R$ 15 bilhões de arquivos XMLs gerados com as informações fiscais dos contribuintes.

Entretanto, 8 anos após, ainda existem duvidas e falta de conhecimento sobre o que fazer com os arquivos XMLs e a obrigatoriedade prevista. Será que apenas a geração e o envio para o Fisco é suficiente? O XML não é mais necessário?

De forma alguma!

Infelizmente, muitas empresas apenas enviam o arquivo e ignoram o restante do processo, que é parte essencial. Além da transmissão, o armazenamento (por 5 anos, no mínimo) e manifestação do destinatário também são necessários e obrigatórios.

A obrigatoriedade do armazenamento dos XMLs das notas (prevista pela Lei Ajuste Sinief 07/05) se aplica tanto para o emitente, quanto para destinatário e para a transportadora (quando houver) para atender a legislação estabelecida, assim como para apresentar a administração tributaria, quando houver a necessidade.

E não termina por aí.

Via manifesto, a Sefaz quer saber se as notas que ela recebe do fornecedor para sua empresa são oriundas de uma transação efetiva – ou seja, que realmente ocorreu – ou se foi um “engano” de outro contribuinte, que emitiu uma nota para o seu CNPJ sendo que você desconhece o fornecedor e a operação.


Multas

O simples fato de não armazenar o XML pode gerar multa com valor superior a R$ 2 mil por XML no estado de São Paulo, por exemplo. Esse valor ainda pode variar conforme o local. Basta um arquivo XML não armazenado para gerar autuação e altos custos, que podem afetar diretamente o seu negócio.

E o peso no bolso é ainda maior se levar em conta que uma boa ferramenta que garanta o armazenamento, manifestação e backup custa menos do que o valor da multa de apenas 1 XML. Isso sem considerar ainda a segurança e compliance que confere para a operação do seu negócio.

Tendo isso em mente, reflita: qual é o seu volume de XMLs mensal?!

O Grupo Skill, de olho neste cenário e na busca por oferecer e garantir mais seguranças aos seus clientes, oferece uma ferramenta web que permite o armazenamento dos XMLs, a ciência da operação, o backup dos XMLs, e que seja feita a manifestação das notas dos seus fornecedores, de maneira simples e prática, e cumprindo assim com o processo correto exigido pelo Fisco.

Estas e outras facilidades podem ser encontradas na solução e-Monitor, que ajuda a automatizar este processo e conta com simples instalação. Basta o certificado digital ser do Tipo A1 para começar a ter o gerenciamento em tempo real das suas notas, com segurança e rapidez, e para contar ainda com o armazenamento em nuvem em um dos maiores Data Center do mundo: a Amazon.

Confira mais algumas vantagens e facilidades da solução e-Monitor:

  • Cockpit de fácil identificação dos itens validados no conceito de semáforos, com filtros para cada uma das validações e armazenamento dos documentos comprobatórios;
  • Captura do XML de NF-e de Mercadoria através do Manifesto do Destinatário e conhecimento de todas as NF-e emitidas contra o CNPJ de sua empresa;
  • Consulta ao site da NF-e nacional para busca de dados da NF-e e baixa do XML oficial;
  • Validações da integridade técnica do XML e validação no site da SEFAZ;
  • Validação da situação cadastral no site do Sintegra e Receita Federal e armazenamento das informações no eMonitor;
  • Monitoramento das NF-e emitidas contra o cliente. Desta forma ele irá ter no seu eMonitor todos os .XML das NF-e mesmo que o fornecedor não envie para o cliente; e
  • Permite gerar DANFE de uma NF-e e/ou de várias ao mesmo tempo;

Vale reforçar que tanto as Secretarias de Fazendo Estaduais, como a Secretaria da Receita Federal, não disponibilizam dados para recuperação em caso de perda ou extravio.

Portanto, a pergunta que fica é: você vai expor sua empresa ao risco?

Conheça nossa ferramenta e não faça parte deste cenário. Não corra riscos de autuações, nem comprometa seu negocio!

Entre em contato conosco e agende uma demonstração on-line! Os contatos podem ser feitos pelo e-mail comercial@gruposkill.com.br ou pelo telefone (55 11) 5574-7770.

Josué Mello

Tecnólogo em Informática possui MBA em Engenharia de Software Orientada para Serviços (SOA) pelo IBTA (Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada), Analista de Sistemas e Desenvolvedor Dot Net, sócio do Grupo Skill há mais de 7 anos.

O Grupo Skill quer saber…

urna_skill[poll id=”4″]

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.