Mais de 40% dos consumidores não sabem quanto gastam no cartão de crédito

0

Pesquisa verificou ainda que mais de um terço dos entrevistados estão com as contas no vermelho. 

vilão dos consumidores dívida

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) constatou que 42% dos consumidores não sabem quanto gastaram com o cartão de crédito em março deste ano.

Isso significa que, em média, quatro em cada dez pessoas não tem uma noção real de seus gastos com o cartão de crédito

O estudo ainda verificou que, ao final do mês, mais de um terço (34%) dos consumidores afirmaram estar com suas contas no vermelho, enquanto que somente 15% ainda contavam com algum dinheiro sobrando para gastar ou para economizar. Já 43% dos participantes da pesquisa afirmaram que viraram o mês no ‘zero a zero’, ou seja, com ganhos e despesas equiparados. 

Segundo o educador financeiro José Vignoli, há duas possibilidades que podem explicar o grande número de pessoas com as finanças bem justas.

A quantidade de consumidores no limite de seu orçamento pode ser reflexo da crise econômica. Mas também não se pode desconsiderar a falta de planejamento financeiro, que leva ao acúmulo de dívidas e a todas as consequências que decorrem do aperto, como o stress e até o desentendimento familiar”, explica.

Outro dado obtido pela pesquisa corrobora com a opinião de Vignoli: 41% dos participantes afirmou que seus gastos com o cartão aumentaram em março. Por outro lado, apenas 20% disse que o valor de suas faturas diminuiu.


Vilão do consumidor

vilão dos consumidores no money

Outro estudo – este realizado pela Serasa Experian – descobriu que o cartão de crédito é o principal responsável por dívidas entre as pessoas de baixa renda (aquelas que recebem até R$ 2 mil).

A análise verificou que 27% da população com essa renda mensal compromete mais de 50% de seus rendimentos com empréstimos consignados e pessoais, cartão de crédito, financiamentos de automóveis e imóveis, além de cheque especial.

vilão dos consumidores dívida
Para saber mais, clique aqui
.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Os comentários estão fechado.