Entenda o que é o ciclo de vida do produto e como otimizar seu processo!

0

O ciclo de vida do produto possui uma história que começa desde o lançamento até o seu declínio — salvo alguns objetos raros que perduram para sempre no mercado, a exemplo do martelo e outros utensílios.

A máquina fotográfica analógica é um exemplo clássico de vida e morte desse ciclo. Durante muito tempo o usuário precisou comprar um rolo de filme para fotografar. Limitado pela quantidade de cliques, o filme acabava e era encaminhado para o processo de revelação das fotografias. Logo, vieram as câmeras digitais e esses produtos ficaram obsoletos.

Fato semelhante aconteceu com a vitrola e o disco de vinil, que foram substituídos pelos aparelhos de CDs, que em seguida foram trocados por entradas USB e músicas em formato mp3. Sabe o que pode acontecer quando um produto é considerado muito bom e aos poucos é abandonado pela demanda até a oferta desaparecer por completo?

Ele se torna peça rara, um produto que remete ao vintage, à moda retrô. Quando o empreendedor identifica essa nova oportunidade de negócio, o produto renasce das cinzas, mas com nova estratégia e com um público mais restrito. É o caso do disco de vinil e mais recentemente a fita K-7, que também voltou a ser produzido em pequena escala.


O que é ciclo de vida do produto?

O conceito de ciclo de vida parte do princípio de que grande parte dos produtos que colocamos à disposição do consumidor passa por estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Cada estágio apresenta desafios específicos de gestão e marketing e esses desafios necessitam de estratégias assertivas para assegurar a longevidade do produto no mercado pelo maior tempo possível. A ideia é maximizar os lucros e evitar prejuízos. Ainda que a extinção seja inevitável, é preciso saber como retirar o produto do mercado sem sofrer consequências.

A existência do ciclo de vida do produto se deve a diversos fatores: mudança no comportamento ou necessidade do consumidor, lançamento de outro objeto melhor ou mais prático, marketing mal trabalhado ou ineficaz, valor do não percebido ou funcionalidades obsoletas, entre vários outros motivos.


Quais os estágios do ciclo de vida do produto?

  • Introdução
  • Crescimento
  • Maturidade
  • Declínio

Confira cada um desses estágios e suas em  Entenda o que é o ciclo de vida do produto e como otimizar seu processo!

Fonte: Artsoft

O Grupo Skill quer saber…

urna_skill[poll id=”3″]

 

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Os comentários estão fechado.