Exercícios para falar melhor em público

0

Falar com clareza e confiança é uma das características das pessoas de sucesso.

Ter uma boa comunicação faz toda a diferença nos dias atuais, e é uma das habilidades mais importantes no mundo dos negócios. Saber se expressar de forma correta, conseguindo transformar ideias e pensamentos em palavras, e ser capaz de conversar com diferentes públicos são habilidades essenciais para ter uma boa comunicação.

Não apenas no ambiente corporativo, mas em todos os lugares e situações devemos saber nos comunicar bem. Ter uma boa entonação, ser objetivo, utilizar o português adequado e escolher as palavras certas são cuidados importantes das pessoas com comunicabilidade, ou seja, facilidade de se comunicar.

Muitas pessoas têm medo de falar em público, e além do nervosismo, acabam ficando com ansiedade, preocupação, aflição, inquietação, etc. Saiba que isto é totalmente normal, pois ao saber que terá que falar em público, a pessoa acaba pensando que não vai conseguir se expressar de forma adequada.

Sabemos da importância de uma boa comunicação, por isso listamos alguns exercícios para lhe ajudar. Com isso, você poderá obter a capacidade de falar com espontaneidade e naturalidade, demonstrando sempre uma segurança ao falar, e credibilidade no que é dito. Veja abaixo alguns exercícios para falar melhor em público:

Usar sua articulação 

Os sons devem ser bem articulados, principalmente as vogais. Se você falar abrindo muito a boca, pode acabar falando alto ou errado. Se você falar sem abrir muito a boca, talvez transmita insegurança. Ou seja, quando você consegue articular bem as palavras, os ouvintes conseguirão entendê-lo. Com isso você ganhará credibilidade e haverá maiores chances de levarem a sério o que diz.

Mantenha a cabeça erguida e o queixo afastado do peito se perceber que sua voz sai abafada. Para falar com maior clareza, pratica falar devagar e articule cada sílaba. Pode parecer estranho no começo, pois as palavras irão soar muito precisas, mas com o tempo e a prática você estará falando com naturalidade. Lembre-se sempre de deixar o hábito de ler com extrema precisão apenas para os treinos, pois no dia-a-dia a comunicação poderá ficar artificial.

Faça em casa: se deseja uma comunicação natural, treine para relaxar o maxilar, os lábios, os músculos da face e da garganta e o pescoço. Mantenha sempre a cabeça erguida e a boca aberta o suficiente para falar.

Fale de forma clara e objetiva

Treine falando sempre bem devagar. Claro que na hora da comunicação, você deve estar num ritmo médio, nem devagar nem acelerado demais. Porém para aprender a falar de forma adequada, comece falando devagar, percebendo como cada palavra sai da sua boca. Com a ansiedade é possível que você fale correndo, rápido demais, e assim não consiga terminar o que ia dizer. Além disso, pode transmitir insegurança e falta de clareza. Por isso relaxe e tente obter uma velocidade média, com as pausas e pontos adequados, demonstrando credibilidade, firmeza e segurança.

Postura e gesticulações

Não adianta ser o mestre da boa comunicação se a sua postura está errada. Você sabia que a linguagem corporal pode afetar a maneira como a plateia interpreta o orador? Fique reto, com os ombros para trás e as mãos em frente ao corpo.

Grave uma apresentação sua e depois faça uma avaliação

Mesmo que ache que sua comunicação está boa, grave um áudio ou um vídeo de seu discurso para corrigir pequenas falhas. Com isso será possível analisar a sua postura e sua entonação, que poderiam passar despercebidos.

Na dúvida ou na insegurança, procure um profissional

Pratique a comunicação todos os dias, porém se ainda se sentir muito inseguro, o ideal é procurar um fonoaudiólogo, que é o profissional especialista na fala e dicção. Com algumas sessões você poderá melhorar muito.

Fonte: Prime Cursos

O Grupo Skill quer saber…

urna_skill[poll id=”4″]

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Os comentários estão fechado.