Inovar: Especialistas dão dicas sobre o uso de novas tecnologias na indústria

0

Medo de inovar, uso de dados e até qualificação de profissionais. Especialistas em tecnologia falaram sobre o tema em Congresso da Micro e Pequena Indústria.

inovar empreendedorismo novos negócios mei indústria 4.0 fiesp tecnologia

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizou recentemente o 12º Congresso da Micro e Pequena Indústria. Entre a programação do evento esteve o painel “O Futuro Das Coisas – Encontrando novas oportunidades para MPIS”, que abordou a utilização de diferentes tecnologias na gestão empresarial.

Os especialistas em tecnologia Paulo Roberto Santos (sócio-diretor da Zorfartec, empresa de consultoria tecnológica) e Daniel Reis (arquiteto de soluções da IBM) falaram sobre a importância do uso de ferramentas tecnológicas para gerir negócios e conferiram dicas para os empreendedores que até sabem da existência de certas tecnologias, mas não entendem ao certo como aplica-las no dia a dia.

Confira abaixo 4 dicas conferidas por Santos e Reis:

 

1. Sem medo de inovar

inovar empreendedorismo novos negócios mei indústria 4.0 fiesp tecnologiaAntes de qualquer coisa, o empreendedor não pode ter medo de inovação e de aplicar novas tecnologias ao seu negócio. O receio é comum entre empresários de micro e pequenas empresas, que acreditam que, por se tratarem de empresas de menor porte, não é necessário utilizar tecnologias.

Entretanto, segundo afirma Paulo Santos, as ferramentas e recursos tecnológicos estão disponíveis para todos e citou um exemplo. “A internet das coisas (IoT) é um conjunto de equipamentos que se conectam e ajudam com o fluxo de informações. Isso pode ser utilizado em todos os setores e em todos os tamanhos de empresa“.

 

2. Produto que convence

inovar empreendedorismo novos negócios mei indústria 4.0 fiesp tecnologia

Os especialistas explicaram que atualmente há um novo modelo de produção industrial com uso de novas tecnologias, a chamada ‘indústria 4.0. Ele permite que, com o uso de ferramentas tecnológicas, custos sejam reduzidos e a produção aumente. Porém, para se adequar a esse novo modelo, conforme garante Santos, os empreendimentos precisam contar com um produto que efetivamente seja indispensável no mercado.

Você precisa se perguntar ‘Esse produto é útil? Não há nada que possa surgir e tirá-lo do mercado?’ para saber se o seu negócio está caminhando para o lado certo“.

 


3. Uso de dados

inovar empreendedorismo novos negócios mei indústria 4.0 fiesp tecnologia

Os dados e a leitura correta deles são elementos fundamentais para o sucesso das empresas dentro da indústria 4.0. “Os sistemas conseguem ler como se fossem seres humanos. O dado é o novo petróleo, ou seja, dá para refiná-lo para gerir a micro e pequena empresa“, afirma Daniel Reis.

Logo, os empreendimentos devem contar com uma boa plataforma para análise dos dados de seu negócio, que permita tomar decisões corretas, analisar o comportamento de clientes e aumentar a produtividade do local.

 

 

4. Equipe preparada

inovar empreendedorismo novos negócios mei indústria 4.0 fiesp tecnologia

Os especialistas também afirmaram que novas tecnologias perdem completamente sua eficácia em uma companhia caso os seus funcionários não estejam preparados para usa-las de maneira adequada. Portanto, as equipes precisam ter a qualificação correta para conseguirem extrair o máximo das ferramentas implantadas.

Hoje, o empreendedor precisa de um profissional que observe o ecossistema, analise dados e tome decisões“, diz Santos.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Os comentários estão fechado.