O Papa, O PT e o PIB

2

papa_pib_ptE o Papa renunciou.

Sua Eminência solicitou uma análise de como estava a atuação de seus comandados no seu território. Ficou horrorizado com o resultado. Corrupção e Imoralidades.

Renunciou!!

Por que Lula, Dilma e Mantega não solicitam uma igual análise?

Acho que não pedem uma análise especifica pois já possuem uma outra. Toda Organização possui controles de como a “máquina” está operando, quanto “gera” e quanto “remunera” cada integrante.

Mas por que não se chocam e renunciam?

Por que não vão para um retiro espiritual?

Nós sabemos porquê!!!

E o Mantega? Como explicar esse “ministro”?

Acompanhamos (infelizmente) a trajetória desse “ministro” há muito tempo. Temos que acompanhar o que um Ministro da Fazenda preconiza.

Mas como levá-lo a sério?

Há dez anos é sempre a mesma coisa:

– Recebemos uma herança maldita;

– Este ano teremos um Pibão.

Todos os países do Brics cresceram consideravelmente em 2012 – China 7.8%, Índia 5%, Rússia 3,4%, Coréia 2,2% e África 2,5. O México cresceu 3,4%.

E nós crescemos apenas 0,9 %. Nosso “ministro” disse durante o ano todo que teríamos um Pibão de 4 ou 5 %. Errou. De novo. Até quando?

O pior não é crescer apenas 0,9 % e sim como esse “crescimento” foi obtido.

A variação do PIB é como a variação do resultado de uma empresa, isto é, se constitui por diversos fatores, favoráveis e desfavoráveis.

Numa empresa, quando queremos ter um resultado maior que o ano anterior, podemos aumentar as receitas, diminuir as despesas, ou ambos. Pronto: a evolução é inevitável.

E o PIB? O PIB também tem uma série de fatores que o influenciam, sendo também alguns favoráveis e outros desfavoráveis.

O principal item favorável na evolução do PIB é o item Investimentos, ou seja, quanto da nossa renda foi aplicada em Investimentos como, por exemplo, em Infraestrutura. Sabem qual foi o resultado de Investimentos em 2012? Negativo em 4 %. Isso mesmo, redução de 4%.

Pérai, você deve estar pensando, se um item que deveria ser favorável foi tão negativo, como “conseguimos” crescer 0,9% ?

E aí vem a outra péssima notícia: em vez de cortarmos custos, como qualquer pessoa ou empresa faria se, seriamente, estivesse procurando uma administração competente, nós aumentamos nossos gastos brutalmente, sendo que só os gastos governamentais cresceram 3,2%.

Mas como gastos públicos “alavancam” uma economia?

“Alavancam” porque o governo contrata mais pessoas (em 2003 tínhamos 485.000 servidores públicos federais, hoje são 850.000), contrata “serviços”, festas, gasta com cartões de crédito, etc. Assim esses “beneficiados” recebem e gastam (nosso dinheiro) e “alavancam” a economia, porém sem nada construir para uma continuidade de crescimento. Só destacando que temos hoje mais de 2 milhões de funcionários públicos e 14 milhões de pessoas que recebem o Bolsa Família (O PT nunca mais perde uma eleição).

O “crescimento” do PIB que esse governo está conseguindo é como se uma mãe, preocupada com que seu filho cresça e seja forte, o leva ao médico. Esse médico, formado pelo PT, receita uma dieta à base de bolacha e maionese. Inicialmente o menino crescerá e ganhará “peso”, mas sabemos onde essa abundância escoará.

Percebam que “inteligência e habilidade” desse governo: onde deveríamos crescer, diminuímos. Para compensar, onde deveríamos diminuir, crescemos.

E como será 2013?

O Mantega está falando que teremos um Pibão de 4 %.

Como?

Já sei !! Como já começaram a campanha para 2014 (2018, 2022, ….) o Trio colocará todas suas conhecidas habilidades para que os gastos do governo superem 10 % e assim, mesmo que os Investimentos caiam mais ainda (o que é bem provável), estará garantido um sonhado Pibão.

Com todo esse cenário, só me resta pedir ao Papa que, no silêncio do seu retiro, ore por nós.

orar_brasil

 

 

Marco Antonio Pinto de Faria

Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Auditor, Presidente e Fundador do Grupo SKILL composto por empresas atuantes no mercado há 34 anos, oferecendo serviços de Consultoria Tributária, Contabilidade e Tecnologia da Informação. Integrante do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

 

 

LEIA TAMBÉM:

O Leão está Faminto. E as Ovelhas ainda não acreditam 

Por que Odeio o Sped?

Frankenstein X Imposto Único

A Farsa da Reforma Tributaria X Imposto Único

O Governo está cooptando seu Contador para ser um Alcaguete

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

2 Comentários

  1. Eu sou anti PT. Concordo com o seu paralelo, sobre crescer com bolachas e maionese. Se aproveitam da cultura submissa que o país cultiva e fazem o que querem a frente do governo.

  2. Bravo Sr. Presidente, suas palavras transcrevem a triste realidade de nossa politica baseada nesse “curral eleitoral”, muito bem elaborado por essa corja de PTistas.