Pesquisa aponta aumento de desemprego entre os mais velhos

1

Estudo feito pelo site Vagas.com em 2012 e 2017 verificou que um número maior de pessoas com mais de 60 anos encontra-se sem emprego. 

Uma pesquisa realizada pelo site de empregos Vagas.com constatou que 72% das pessoas com mais de 60 anos cadastradas no portal estão sem trabalho.

Isso significa um aumento considerável em relação ao cenário de cinco anos atrás uma vez que, em 2012, a mesma pesquisa chegou a um percentual de 48%. 

vagas carreira mais velhos idosos desemprego

Esse resultado reforça a opinião do headhunter Ricardo Haag, da Page Personnel (empresa de recrutamento especializado), de que, apesar da mudança de discurso das empresas, ainda não há uma tendência no mercado de contratar profissionais mais velhos

Poucas vagas, mas muito interesse

Por outro lado, o estudo também verificou que, mesmo com a dificuldade em encontrar emprego, os profissionais mais velhos estão cada vez mais dispostos a estender suas carreiras.

vagas carreira mais velhos idosos desemprego

Isso porque, entre 2012 e 2017, o número de pessoas com 60 anos ou mais que pretende continuar trabalhando por mais 10 a 15 anos aumentou de 8% para 17%. Já entre as pessoas dessa faixa etária que pretendem atuar profissionalmente por mais 5 a 10 anos, a parcela cresceu de 40% (em 2012) para 43%.

Dicas

De acordo com Haag, existem dois cenários para as pessoas mais velhas que desejam estender suas carreiras: aquelas que desejam seguir atuando na mesma área e aquelas que estão próximas da aposentadoria e querem iniciar uma nova carreira.vagas carreira mais velhos idosos desemprego

Em ambos os casos, o especialista conferiu algumas dicas que podem ajudar os profissionais mais velhos em sua busca por uma carreira mais longa.

Para os que pretendem se manter no mesmo ramo de atuação, o networking é uma das principais ferramentas. Logo, o profissional deve usar sua rede de contatos, construída ao longo de suas décadas de trabalho, para encontrar novas oportunidades dentro do mesmo segmento.

É bater nas portas mesmo, estabelecer contato e ter muita persistência”, afirma o headhunter.

vagas carreira mais velhos idosos desemprego

Já para a pessoa que vai dar o pontapé inicial em uma nova carreira, a orientação do especialista é que se procure por uma atividade em que possam ser aproveitadas as experiências de vida que possui.

Mas, além disso, também é preciso planejamento uma vez que costumam ter mais sucesso os profissionais que pensaram e desenvolveram seus planos com antecedência, ao invés daqueles que mudaram radicalmente de carreira, de uma hora para outra.

Para realizar esse levantamento, o Vagas.com levou em conta as 2,6 mil pessoas com mais de 60 anos que recebem aposentadoria ou estão perto de receber, e que estão cadastradas em sua plataforma.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

1 Comentário

  1. Boa tarde,

    Ai eu pergunto como é que o presidente quer que as pessoas se aposentem com 65 anos? As empresas do Brasil não estão preparadas para colocar no mercado pessoas com mais de 50 anos. Sou gerente de uma empresa e, na nossa linha de produção, 80% da mão de obra tem menos de 50 anos.