Receita Federal busca solução para fraude tributária no país

0

O secretário da RF, Jorge Rachid, destacou a necessidade da simplificação tributária no país.

Aproximadamente 25% dos procedimentos fiscais realizados no Brasil tem fraudes, de acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.

Segundo ele, o órgão está trabalhando intensamente para combater essas fraudes e também buscando formas de melhorar o sistema tributário no país.

Rachid participou do Seminário Tributação e Desenvolvimento Econômico, em Brasília, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial.

A RF bateu recorde de autuações no ano passado, atingindo R$ 204,99 bilhões em créditos tributários. Esse é o maior valor desde 1968.

“Estamos trabalhando na identificação de fraudes de forma intensa. Estamos identificando as fraudes e, junto com a direção da empresa, estamos trabalhando para identificar o mecanismo que soluciona essa dívida”, disse.

NECESSIDADE DE REFORMA

Com a reforma do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) a simplificação tributária foi um dos 15 pontos destacados como prioridade fiscal e econômica.

A necessidade de uma reforma tributária foi colocada em durante a visita dos representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) do Brasil.

A OCDE reúne 25 países, que tem economias desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia. Desde 1994 o Brasil acompanha as atividades do grupo.

Foram destacadas as distorções que existem no sistema tributário brasileiro, onde os impostos recaem tanto na origem das mercadorias e serviços, quanto no destino, quando são apanhados. As regras mudam de acordo com o setor e o produto.

“Qual seria a reforma ideal? Unir imposto sobre consumo e ter uma regulação centralizada. Mas é factível? É viável para os estados, que, pelo princípio federativo, têm o poder de tributar? Temos que buscar realismo”, completou.

A intenção das alterações é de implementar por etapas, de acordo com o secretário, pois há a necessidade da simplificação tributária, mas o órgão tem trabalhado na reforma do PIS/Cofins a ser apresentada ao Congresso Nacional.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.