6 dicas de ouro para sua empresa driblar a crise usando tecnologia

0

Driblar a crise em tempos de incertezas na economia é um grande desafio para os empresários brasileiros.

O que muitos deles não sabem é que, com o auxílio da tecnologia, é possível continuar forte e atuante no seu segmento de mercado, oferecendo o máximo de qualidade e eficiência em seus trabalhos e processos.

Empreender é para os corajosos. Superar crises é para os inovadores, que não têm medo de apostar no novo e fazer a diferença, solidificando a sua marca e ganhando a confiabilidade dos clientes. Muitos conseguem até mesmo expandir suas atividades, aproveitando as oportunidades que surgem nesses momentos.

Quer saber como utilizar soluções modernas para garantir o sucesso do seu negócio, mesmo em momentos de instabilidade econômica? Então conheça essas 5 dicas de ouro:

1. Invista na melhoria da produtividade

Em tempos difíceis, é preciso fazer mais com menos. Por isso, a tecnologia é uma grande aliada para quem quer automatizar atividades repetitivas e deixar seus colaboradores focados na estratégia da companhia.

O ERP  — sigla originalmente inglesa, que em português significa Planejamento dos Recursos da Empresa  —  é uma excelente escolha para esse caso, já que a ferramenta unifica o banco de dados da empresa e facilita o acesso aos arquivos por parte dos funcionários. Isso pode ser feito em todos os setores, de acordo com a hierarquia de cada um, tornando a realização de suas tarefas diárias muito mais ágeis e práticas.

Além disso, essa solução evita o erro humano, na hora de inserir informações no sistema, aumentando a confiabilidade dos dados, especialmente nas esferas tributária, fiscal, logística, de tecnologia da informação, entre outras.

Isso é importante para que as obrigações com órgãos governamentais fiquem em dia, evitando o pagamento de multas e encargos desnecessários, o que já representa uma boa economia.

2. Evite o desperdício

Atualmente, não há a necessidade de tanta papelada nas mesas de um escritório, gerando maior burocracia e lentidão nas atividades laborais. Para mitigar esse problema, uma boa alternativa é virtualizar a documentação e armazená-la de forma segura, com o uso da cloud computing (computação em nuvem).

Se antes essa era uma tecnologia voltada apenas para as grandes corporações, atualmente transformou-se numa estratégia de negócio, já que reduz o desperdício de recursos e dispensa o investimento em infraestrutura robusta e cara, como a de um data center. Basta ter um login e senha.

A nuvem traz benefícios adicionais, como a segurança da informação, cada vez mais forte com os sistemas de proteção, criptografia e autenticação de usuário, o que evita as ameaças online e o acesso indevido por pessoas mal-intencionadas.

Outro ponto que merece atenção é a mobilidade que essa tecnologia oferece: permite que reuniões e interações sejam realizadas à distância, sem perda de tempo ou de recursos.

3. Treine seus colaboradores

Capacitar sua equipe é extremamente relevante para driblar a crise com a ajuda da tecnologia.

Afinal, do que adianta investir nas melhores soluções se os funcionários não estão devidamente treinados para extrair o melhor dela, para facilitar a execução de suas atividades e, consequentemente, aumentar a produtividade como um todo.

Quando os colaboradores são bem capacitados, eles também ficam mais motivados para o trabalho, o que impacta positivamente em seu desempenho no ambiente laboral.

4. Aposte em ferramentas de gestão e monitoramento

Para que o empreendimento tenha uma performance cada vez melhor, é importante contar com uma gestão que seja capaz de otimizar processos e identificar gargalos. Também é necessário fazer o monitoramento de sistemas e das atividades dos colaboradores.

Essas medidas são importantes para garantir a qualidade e conformidade dos produtos/serviços com a política, missão e valores da empresa. Influenciam também no cumprimento das normas regulamentadoras pertinentes ao seu segmento de mercado.

Vale ressaltar que o monitoramento não é uma forma do gestor pressionar os colaboradores, mas é importante para evitar e identificar fraudes, erros e inconformidades, que podem ser detectadas facilmente com o uso da tecnologia moderna.

E, quanto mais os processos e metodologias são aperfeiçoados, mais eficaz a organização se torna e melhor é a sua lucratividade ao longo do tempo. Perca o medo e invista!

5. Reduza custos para driblar a crise

Essa é uma questão de sobrevivência para as companhias em tempos de flutuações e incertezas econômicas. No entanto, nem sempre a saída é a demissão de funcionários.

Com as tecnologias citadas nos tópicos anteriores, o empresário consegue economizar dinheiro e recursos, principalmente quando se projeta o retorno do investimento em médio e longo prazo.

A computação em nuvem, por exemplo, é totalmente escalável, ou seja: só se paga pelos serviços que efetivamente são utilizados. Como ela também contribui para a agilidade dos trabalhos, seus resultados já aparecem em um curto espaço de tempo.

Os sistemas de gestão integrada são verdadeiros coringas. Afetam a organização em sua totalidade e aumentam a sinergia entre os mais diversos departamentos. E se conectados a um banco de dados unificado, permitem, ainda, o cruzamento de informações, reduzindo a ocorrência de erro humano e evitando retrabalhos e insatisfação por parte de seus clientes.

6. Explore novos públicos

Muitas empresas se focam em apenas um tipo de público-alvo, o que pode ser um erro. Principalmente quando esse determinado grupo é afetado pela crise, com a queda de seu poder de compra e da sua capacidade de pagamento.

Se esse é o caso do seu negócio, uma saída interessante é fazer um estudo abrangente, a fim de atingir novos consumidores, de perfis diferentes. Dessa forma, você diversifica sua área de atuação e atrai os olhares de pessoas que podem se tornar clientes em potencial.

Para que essa estratégia funcione, é preciso fazer um planejamento estratégico e traçar novas metas, para adequar seus produtos/serviços ao novo perfil de consumidor, suas necessidades e anseios. Pois assim é possível alcançar os seus objetivos e obter êxito.

Com essas dicas, é possível sair do olho do furacão e driblar a crise. O resto você já sabe: jamais se acomode. Aposte em novas soluções e alternativas para os problemas em vez de reclamar. Quem se mantém atualizado e busca o aperfeiçoamento contínuo, consegue garantir maior vantagem competitiva e fazer o seu empreendimento crescer, mesmo nos momentos difíceis.

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite para saber “Como um sistema de ERP pode ajudar seu negócio?” e torne sua empresa ainda mais ágil, eficiente e lucrativa!

 

Fonte: Uppertools

Share.

About Author

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Comments are closed.