Acordo de combate a fraudes eletrônicas é assinado entre Polícia Federal e 14 bancos

0

Para coibir ações criminosas, acordo assinado no final de fevereiro prevê troca de informações e tecnologias entre partes envolvidas.

Acordo firmado entre a Polícia Federal e 14 instituições financeiras, reforça o combate às fraudes bancárias eletrônicas.

Com o acordo de cooperação técnica assinado entre as partes, acredita-se que a ação de grupos criminosos torne-se mais difícil. Grupos esses responsáveis por golpes com internet banking, roubo de cartões de crédito e débito, call center e boletos.

Haverá participação direta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Isso porque o acordo prevê que juntamente com a PF, uma equipe da federação e dos bancos participará da investigação para saber como são realizados os crimes nas transações bancárias.

Segundo a Febraban, haverá compartilhamento de informações e de novas tecnologias para o combate aos crimes eletrônicos. 

Dessa forma, a expectativa é que a segurança nas transações eletrônicas dos clientes aumente.

Os 14 bancos que fazem parte do acordo são: Banco Agiplan, Banco do Brasil, Banco de Brasília (BRB), Banco da Amazonia (Basa), Banrisul, Banese, Banco Neon, Bradesco, Banco Inter, Banestes, Itaú Unibanco, Original, Santander e Sicredi.

Troca de informações e comunicação

Em casos de suspeita ou confirmação de práticas ilícitas, o acordo estabelece um procedimento a ser seguido pelos bancos para informar a Polícia Federal; e trata do compartilhamento de informações sobre movimentação de recursos financeiros ligados a crimes contra instituições financeiras.

Já havia siso assinado um acordo com esse objetivo em 2009. Porém, segundo a Febraban, com a renovação atual haverá um “envolvimento direto dos bancos”.

A federação completa “Com o termo assinado agora, deve aumentar o número de instituições financeiras fornecedoras de informações importantes e privilegiando, dessa forma, as ações de inteligência e de tecnologia, imprescindíveis no combate às fraudes bancárias”.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.