Aposentadoria por tempo de contribuição será concedida automaticamente pelo INSS

0

Automatização já havia sido aplicada nos casos de aposentadoria por idade.

Assim como no caso da aposentadoria por idade dos segurados urbanos, as aposentadorias por tempo de contribuição também serão concedidas de forma automática. Dessa forma, não será mais necessário comparecer a um posto de atendimento para pedir o benefício previdenciário.

Essa novidade passa a valer a partir da segunda metade de fevereiro e ainda engloba outros serviços, como o salário-maternidade.

Com a automatização, muda-se a dinâmica empregada atualmente. Pelo modelo atual, esses benefícios não são reconhecidos de forma automática. Logo, o segurado do INSS precisa, primeiramente, fazer um agendamento (pela internet ou através da Cental de Teleatendimento 135). Depois, ele deve comparecer a uma agência da Previdência Social para dar entrada com o seu requerimento.

Sem sair de casa

Com o novo sistema, o beneficiário terá apenas que entrar em contato com o INSS por telefone ou internet. Uma vez verificado pelo instituto que a pessoa possui todos os requisitos necessários, a aposentadoria será concedida.

Porém, para isso, é preciso que todas as informações do segurado estejam corretas na base de dados do INSS.

Em março, conforme aponta o governo, o segurado também poderá atualizar o seu endereço no site do INSS, ao invés de ter que ligar para o número 135 ou ir até uma agência.

Processos em andamento

Até o momento, poucas aposentadorias por idade foram concedidas através desse novo modelo: 200, segundo o INSS.

Esse número, entretanto, deve aumentar nos próximos meses.

Isso porque o INSS explicou que está passando um pente-fino sobre os 200 mil agendamentos já marcados para solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição. Feita essa filtragem, aqueles que comprovadamente reunirem os requisitos necessários serão informados por carta e e-mail sobre a concessão automática do benefício.

Essa informação poderá ser conferida no aplicativo para smartphone ou no site do INSS (basta procurar pela seção “Meu INSS”).

“Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e não desejar acrescentar outros elementos (tais como vínculos que não foram informados antes), o benefício será concedido automaticamente”, afirma o INSS.O INSS não envia mensagens eletrônicas solicitando qualquer dado do segurado, alerta.

Um procedimento semelhante será tomado nos casos das aposentadorias por idade. O INSS irá enviar um comunicado para o segurado que reunir todas as condições necessárias um mês antes de seu aniversário. Nesse comunicado, ele será informado que já tem direito ao benefício e, caso tenha interesse, deve confirmar pelo telefone 135. Feito isso, o INSS encaminhará outro comunicado com as informações sobre o pagamento do benefício.

Share.

About Author

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Comments are closed.