Com 13 milhões de desempregados nasce o “Empreendedorismo de Necessidade”

0

Com 13 milhões de desempregados, tem muita gente abrindo um negócio às pressas.

É o chamado “empreendedorismo de necessidade”, antes de abrir o próprio negócio estava relacionado a sonhos pessoais, oportunidade de mercado, mas estamos passando por uma grande mudança no setor empresarial brasileiro e o cenário já não é mais o mesmo.

“Eu já fui empreendedora de primeira viagem, há muito tempo. Estava querendo realizar meu sonho e passei por muitos desafios. E essa minha jornada me ensinou muitas coisas”, menciona Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias. Veja abaixo alguns macetes que a empresária aprendeu no começo da vida empreendedora:

– Se comunique

Saber se comunicar é muito importante, principalmente no começo. Você vai falar com pessoas que nunca viu e oferecer o seu produto. Se você for tímida ou tem alguma dificuldade em interagir, procure melhorar esses pontos. Eles serão muito importantes para o sucesso do seu negócio.

– Estudar sempre

O foco dos seus estudos pode variar, mas o importante é que você precisa se “reciclar” em todas as fases do negócio. E o melhor de tudo: você vai ficar motivada, pois esse aprendizado será colocado em prática no seu negócio. Vai ser curso, palestra, livro, artigo da internet. Vale tudo nessa hora!

– Planejamento é a chave

Quando você se organiza e cria metas para o seu negócio, suas ações ficam mais direcionadas. “O meu segredo foi me preparar e planejar o que eu queria. Algumas vezes tive que mudar o percurso, mas mesmo assim continuei me planejando.”

– Gerenciamento é tudo de bom

Gerencie seu tempo, as finanças da empresa e a sua, entre outras atividades. Encontre uma plataforma, planilha ou até pessoa, que possa te ajudar nessa fase de gerenciamento e organização.

– Persista

Acredite, essa é uma das dicas mais simples e que atrapalha muita gente. Não existe fórmula de bolo pra empreendedorismo. O que deu certo pra mim como e-commerce, pode não dar certo para o seu negócio físico. E na sua jornada, você terá acertos e erros. Não desista na primeira queda, nem na segunda ou terceira!. Saiba lutar por suas ideias ou elaborar melhorias para o negócio. E teste sempre. Às vezes, você fica tão focada em uma meta que se esquece de colocar em prática certas atitudes. Faça, veja o que deu certo ou errado e siga em frente com o aprendizado dessa experiência.

Fonte: Revista Dedução

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Os comentários estão fechado.