Criptomoedas precisam ser declaradas no IR 2018

0

Por serem consideradas bens ativos, as criptomoedas devem ser informadas na hora de declarar o Imposto de Renda 2018

No ano passado as criptomoedas tomaram grandes proporções entre os investidores.

São mais de 700 tipos de criptomoedas em todo o mundo, e mesmo com certa polêmica já são consideradas moedas reais em alguns países.

Por isso, é importante que os contribuintes prestem atenção na hora de declarar o IR. A partir desse ano é necessário declarar posse ou lucros obtidos com as criptomoedas.

Ainda que não haja regulamentação, as moedas virtuais são equiparadas a um ativo financeiro e precisam ser listadas pelo valor de aquisição. Elas são um ativo real”, explica o delegado Edson Ishikawa.

“O contribuinte pode comprar, revender e obter rendimento com a moeda virtual e, dependendo do montante, fica em situação de obrigação para declarar essa movimentação. Com o lucro, por exemplo, ele pode comprar carro, casa, outros bens, e estar sujeito à “mordida” do Leão se houver inconsistências nos cruzamentos de dados feitos pela Receita, detalha.

COMO DECLARAR

São obrigados a declarar rendimentos com as moedas virtuais aqueles que possuíam mais de R$ 5 mil até dia 31 de dezembro de 2017. Ou então aqueles quem lucraram mais de R$ 35 mil com a venda das criptomoedas ao longo do ano passado.

As regras são as mesmas para contribuintes que se enquadram no perfil de declarantes, basta fazer o download do programa e inserir os dados sobre as criptomoedas no campo “Bens e Direitos”, código 99.

No campo ‘localização’ é necessário descrever se a compra foi feita em corretoras no Brasil ou no exterior.

E em ‘discriminação’ é preciso apresentar quantidade, nome e onde foi adquirida.

Vale guardar todos os recibos e comprovantes para o caso de cair na malha fina, já que as moedas ainda não foram regulamentadas no Brasil. 

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.