Declarar IR sem estar na lista de obrigatoriedade vale a pena?

0

O prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2018 vai até 30 de abril.

Aqueles que não obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 no ano passado não são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda 2018. Porém, pode ser interessante prestar contas ao Leão mesmo não se enquadrando nos casos de obrigatoriedade.

Caso o contribuinte tenha valores tributados, a declaração se torna interessante, pois esses valores podem voltar como restituição de Imposto de Renda. Valores esses que serão reajustados pela Taxa de Juros Selic.

Portanto, confira alguns motivos pra declarar mesmo não estando na lista de obrigatoriedade:

  • Para aqueles contribuintes que estão emitindo visto, pode ser necessário apresentar a declaração ao consulado;
  • Aqueles que tiveram retenção ou pagamento de imposto em algum mês durante o ano tem a opção de fazer a declaração para que haja restituição de parte ou todo o imposto, com base na taxa Selic;
  • A declaração de imposto de renda pode ser utilizada como comprovante de renda, e auxiliar o trabalhador que não possui carteira assinada a conseguir créditos em bancos; e
  • Além disso, pode ser utilizada para comprovar a situação patrimonial, como comprovante de patrimônio.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.