Aumenta estimativa de PIB para 2017 e 2018, aponta relatório Focus

0

Relatório também mantem estabilizado a previsão de inflação para os dois anos.

De acordo com o relatório Focus, a expectativa dos economistas acerca do mercado financeiro brasileiro aumentou.

PIB, mercado financeiro brasileiro, economia nacional, inflação, taxa selic

O documento, baseado em pesquisa do Banco Central , aponta um aumento de 0,98% para 1% do PIB em 2017. Já em 2018, ainda segundo a pesquisa, a estimativa subiu de 2,68% para 2,70%. A pesquisa do BC conta com mais de 100 instituições financeiras participantes.

A estimativa do PIB serve como principal forma de medir a evolução da economia. Isso porque ele consiste em todos os bens e serviços produzidos no país.

Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,6%. Já no ano passado, voltou a registrar alta: no terceiro trimestre, o crescimento foi de 0,1%, de acordo com dados do IBGE.

Inflação

Já no caso da inflação de 2017, a previsão continuou em 2,78%. Dessa forma, a estimativa do ano passado segue abaixo da meta central de 4,5% e do piso de 3% do sistema brasileiro de metas.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central. Para alcançá-la, o BC eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).

Para 2017 e 2018, a meta central é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. Desse modo, a inflação pode ficar entre 3% e 6% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Em 2018, a expectativa de inflação do mercado financeiro estável é de 3,96%. A estimativa do mercado continua abaixo da meta central, mas dentro da variação do sistema de metas (entre 3% e 6%).

Taxa básica de juros

Os analistas do mercado também mantiveram a previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 6,75% ao ano para o final de 2018. Atualmente, a taxa está em 7% ao ano.

Ou seja, o mercado continua estimando redução dos juros no decorrer de 2018. Se o patamar previsto de 6,75% ao ano for atingido no fim de 2018, esse será o menor nível já registrado.

Fonte: G1

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Deixe um comentário