EFD SOCIAL – A sua empresa está preparada?

0

A EFD-Social ou SPed Folha, como também já é conhecido, consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil.

Ela irá substituir e eliminar vários arquivos mensais e anuais que as empresas enviam atualmente a estes mesmos órgãos do governo, tais como: Manad,  Caged, Rais, Dirf, entre outros.

Um detalhe importantíssimo é que, provavelmente, informações como contratação e rescisão de funcionários, seria tratado como um evento do SPED, igual a NF-e. Ou seja, quando a empresa contratar ou demitir um funcionário, deverá gerar e transmitir um arquivo XML com assinatura eletrônica para os órgãos responsáveis, que será autorizado ou não.

O coordenador da EFD Social na Receita Federal, Samuel Kruger, em sua primeira palestra pública sobre o tema anunciou os prazos e ainda a adesão da CAIXA ECONOMICA FEDERAL ao projeto.

prazos_efd_social

Com isso sobe para 9 obrigações previstas para eliminação no primeiro momento (CAGED, SEFIP, DIRF, DIRF, RAIS, LIVRO DE EMPREGADOS, GPS, FOLHA DE PAGAMENTO, MANAD).

Em entrevista recente do coordenador à TV Classe Contábil, em 19/11/2012  (assista), Kruger reforça a obrigatoriedade de 100% dos empregadores.

O impacto dessa mudança é imensa e a Receita Federal prevê arrecadar R$600 bilhões a mais só em 2013, contando com uma equipe de mais de 4 mil fiscais federais. Sobre isso Marco Antonio Pinto de Faria, Presidente do Grupo Skill, deu entrevista ao DCI recentemente (leia).

Ele ainda explicou que desse montante, 2 mil fiscais ficam em portos e aeroportos, 1.300 ficam em postos administrativos que ficam girando a malha fina e, efetivamente, 600 fiscais para irem às ruas e fiscalizar 6,5 milhões de empresas.

Com apenas 660 fiscais nas ruas é muito fácil o empresário pensar que a probabilidade da sua empresa ser fiscalizada é baixíssima se cometer alguma irregularidade. Puro engano! “Aqueles 1.300 fiscais que ficam em postos administrativos conseguem ter um controle detalhado pelo sistema implantado na Receita com toda atuação de toda e qualquer empresa”, destaca o presidente da empresa.

Confira essas matérias e prepare a sua empresa a tempo!!!

Boa semana!

 

Equipe Skill

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.