Empresas deverão se cadastrar no Sicaf para vender ao poder público

0

As micro e pequenas empresas deverão efetuar o registro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

A partir de junho todos os procedimentos serão digitais, através do Sicaf.

As micro e pequenas empresas que vendem para a administração pública deverão se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) a partir de junho.

Uma Instrução Normativa que com as regras de funcionamento do sistema e orientações aos usuários será editada pelo governo, e todas as ferramentas de cadastramento serão substituídas pelo serviço eletrônico único.

O atendimento presencial deixará de existir, será totalmente digital. Além disso, não haverá cobrança pelo uso do serviço, que continuará sendo gratuito.

COMO ENTRAR NO SICAF

Com o certificado digital de Pessoa Física ICP-Brasil, é possível que o fornecedor entre no Sicaf. O acesso pode ser realizado por sócio ou responsável da empresa que estiver cadastrado na Receita Federal.

A autenticação será feita através do Portal Brasil Cidadão, plataforma unificada que dá acesso digital aos serviços públicos, reduzindo o trabalho que as empresas teriam de acessar diversos sistemas da administração pública com logins diferentes.

Para garantir a segurança de todas as informações confidenciais dos fornecedores foi criado o certificado digital. Além disso, é possível diminuir as despesas com deslocamentos, cópias e autenticações.

É possível usar o mesmo certificado utilizado no envio da declaração de Imposto de Renda, desde que válido.

Conforme as exigências do edital, aqueles usuários que já possuírem cadastro validado até a data de mudança do Sicaf, poderá utilizar normalmente as licitações, porém, será necessário o upload dos documentos para atualização e manutenção cadastral.

Em média 1.855 unidades cadastradoras serão fechadas com o Sicaf 100% digital.

Todas as dúvidas a respeito do novo sistema poderão ser esclarecidas no Portal de Compras.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.