5 dicas para gerar valor nas ofertas de cursos de pós-graduação

0

Com tantas opções de pós-graduação ofertadas por aí, por que os estudantes devem escolher o seu curso para complementar a formação profissional deles?

Essa é a resposta que você deve dar ao seu público-alvo por meio da valorização do produto oferecido.

pós-graduação, sistema de ensino, gestão de ensino, cursos, gestão empresarial

A chave para fazer a especialização da sua instituição de ensino ser um sucesso é torná-la mais atrativa e acessível ao aluno. Isso pode ser feito com a disponibilização de serviços diferenciados, além do esclarecimento de dúvidas do público, como as diferenças entre a pós-graduação stricto sensu e pós-graduação lato sensu. Assim, as pessoas saberão o que esperar do curso.

Confira abaixo como agregar valor à sua pós-graduação para desenvolver uma instituição de alta qualidade e aumentar a receita da empresa a partir da conquista de novas matrículas!

1. Esclareça a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu

Entender que tipo de formação a universidade oferece é essencial para que o aluno saiba como isso pode beneficiar a sua carreira e de que forma ela poderá ser aplicada no mercado de trabalho. Uma dúvida comum entre quem está buscando uma especialização é a diferença entre a pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

Portanto, esclareça para o seu público-alvo que a pós-graduação stricto sensu inclui programas de mestrado e doutorado, sendo voltada para os alunos com graduação no ensino superior e que estejam de acordo com as exigências feitas pela instituição. Após concluir o curso, recebe-se um diploma.

Já a pós-graduação lato sensu compreende os programas de especialização e incluem os cursos definidos como MBA (Master Business Administration). A duração mínima é de 360 horas. Ao findar o curso, o aluno receberá um certificado, e não um diploma. Podem participar dessa formação profissionais diplomados em um curso superior e que possuem o perfil requisitado pela instituição.

2. Busque parceiros para agregar valor à pós

Traga diferenciais para a sua pós-graduação. Uma forma de fazer isso é com o estabelecimento de parcerias que gerem valor para o aluno. Uma especialização de tecnologia pode contar com a ajuda de uma empresa desse setor, por exemplo, permitindo que o estudante acesse e interaja com os serviços relacionados ao que se ensina nas aulas.

Isso tira o processo de aprendizado do lugar-comum e torna o curso mais interessante, visto que o aluno está aprendendo e observando como o conhecimento se aplica na prática, além de ter a oportunidade de “colocar a mão na massa”.

3. Ofereça consultoria de carreira

Muitos alunos se matriculam em uma pós-graduação mas ainda estão sem um rumo profissional, o que pode fazer com que eles desistam da especialização sem concluí-la. Para evitar esse tipo de problema, a instituição pode inovar oferecendo consultoria de carreira prestada por um profissional certificado — que consiste em ajudar os estudantes a reconhecer os seus objetivos profissionais e, a partir daí, traçar planos para alcançá-los.

Essa medida contribui para diminuir a evasão do curso, garantindo que ele chegue até o final com o mesmo número de participantes.

4. Faça parceria com universidades renomadas no exterior

Estudar no exterior valoriza o currículo de qualquer profissional, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho. Levando isso em consideração, a instituição pode fazer parcerias com universidades internacionais renomadas, permitindo que o aluno possa estudar um módulo do curso no exterior.

Dessa forma, o público é atraído pela possibilidade de estudar a partir de uma visão de ensino mais globalizada, visto que parte do seu conhecimento será adquirida em uma instituição de ensino com outros aspectos culturais e profissionais.

5. Traga para a pós uma figura conhecida na área

Quem é que não quer aprender com aqueles que são considerados os melhores no que fazem?

Uma forma de valorizar a sua pós é trazendo figuras conhecidas e que são referência na área. Esses profissionais podem ser incorporados no corpo docente do curso ou chamados esporadicamente para prestar consultorias e palestras.

Ao investir em serviços diferenciados e profissionais de sucesso na sua equipe de ensino, você colabora para agregar valor à pós-graduação, tornando-a mais requisitada no mercado.

 

Fonte: Gennera

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Deixe um comentário