Após um mês, menos de 20% das empresas já aderiram ao eSocial

0

Prazo para a primeira fase vai até o final de fevereiro.

Passado um mês de vigência, apenas menos de 3 mil empresas já fizeram suas adesões ao eSocial.

Ao todo, espera-se que 15 mil companhias façam adesão ao sistema, porém, até o dia 1º de fevereiro, somente 2.831 tinham enviado as informações obrigatórias ao novo sistema. Isso significa que apenas 18,8% das empresas fizeram o processo.

Apesar de não ser inesperado, o baixo número acende um sinal de alerta, conforme aponta o coordenador do eSocial, José Maia.

Não chega a ser uma surpresa, mas é um número baixo e nos preocupa. Estamos mandando uma correspondência por meio do sistema da Receita para alertar sobre o prazo e perguntar se precisam de ajuda, se há problemas. Também estamos entrando em contato com entidades como a CNI, CNS, Brasscom, etc. para que também alertem seus associados”.

Prazo e erros

Para as mais de 12 mil empresas que ainda não enviaram suas informações, é preciso acelerar o processo. Isso porque o prazo da primeira fase (para as companhias com faturamento acima de R$ 78 milhões/ano) vai até o fim de fevereiro.

Gostaríamos que esse número já fosse mais alto, até para nos anteciparmos a eventuais problemas. Sabemos que pelo menos 796 empresas tentaram mandar as informações e não estão conseguindo. Isso é natural. É pouco em relação aos 15 mil, mas tem muita gente que não começou a tentar ainda. E deixar para tentar mais tarde fica com os prazos apertados”, explica Maia.

Série especial ajuda na implantação do eSocial

O Grupo Skill, que já acumula 39 anos de expertise nos universos contábil, fiscal e trabalhista, preparou uma série especial para ajudar as companhias na implantação do eSocial.

No primeiro vídeo apresenta um checklist com os 18 passos fundamentais para a implantação do sistema. Já a segunda metade apresenta questões que envolvem os leiautes, tabelas e regras de validação do eSocial.

Portanto, clique abaixo e confira como fazer para garantir que a implementação do seu eSocial seja feita com qualidade e segurança.

Parte 1: eSocial – por onde eu começo?
Parte 2: eSocial – Leiautes, Tabelas e Regras de Validação

Após ver o vídeo, você consegue nos dizer quantos passos já concluiu até o momento? Precisa de algum suporte ou apoio? Então não hesite em nos procurar!

O Grupo Skill está de portas abertas para auxiliar seu negócio da forma que for necessária. Entre em contato conosco através do e-mail andreia.finianos@gruposkill.com.br, ou por meio dos telefones (+55 11) 5574-7770 / (+55 11) 9 9520-0567.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Deixe um comentário