Big Data: conheça a importância dos dados para a tomada de decisão

0

Todo negócio é composto por um conjunto de variáveis internas e externas importante para a elaboração das estratégias corporativas.

Quanto melhor a compreensão das características que compõem as atividades de uma empresa, maior o impacto que esse conhecimento tem sobre as decisões a serem tomadas.

big data, análise de dados, gestão empresarial, gestão de dados, tecnologia, software de gestão

Nesse contexto, o Big Data pode ser considerado um dos elementos mais significativos para empresas que pretendem melhorar os resultados.

O conjunto de tecnologias e processos para análise de dados é relevante para melhorar os planos de venda, o relacionamento com os clientes em diversos canais e, sobretudo, o planejamento estratégico.

Isso parece bom, não é? Mas, você sabe como os dados podem favorecer o seu negócio? Continue a leitura e entenda como o Big Data pode ajudar você a tomar melhores decisões e a conduzir o desempenho da sua empresa ao máximo.


Como o Big Data auxilia na tomada de decisão?

Bom, sabemos que o Big Data nada mais é do que um imenso conjunto de dados gerados continuamente. Porém, o mais importante aqui é a aplicação que a tecnologia tem na coleta, armazenamento, interpretação e combinação desses dados para gerar informação relevante.

As tecnologias por trás do Big Data podem transformar a forma como as empresas veem os problemas do negócio e como elas tomam decisões, tudo isso a partir de informações objetivas.

O bom uso dos dados permite a geração de insights valiosos, fundamentais para reduzir riscos, tomar decisões estratégicas equilibradas e, principalmente, ganhar vantagem competitiva.

Como isso é possível? Graças ao que chamamos de Big Data Analytics, softwares de altíssimo desempenho que realizam um trabalho analítico e inteligente no cruzamento de grandes volumes de dados, interna e externamente.

O resultado desse processo pode ser considerado algo como uma “bússola tática” para os tomadores de decisão. Veja como isso acontece:


Automatização na coleta de dados

Utilizando o Big Data Analytics é possível automatizar alguns processos, como o de monitorar informações relevantes para o negócio, que podem vir de clientes, fornecedores, concorrentes e até potenciais consumidores. Esses dados podem ser encontrados em:

Estas informações, após coletadas, são armazenadas e interpretadas pelos softwares, o que facilita o entendimento dos profissionais envolvidos nas tomadas de decisões.


Estruturação de dados em informações-chave

Para que se possa extrair valor dos dados coletados é necessário que eles estejam preparados para uma exploração analítica. Isso só é viável com o auxílio de ferramentas eficazes na transformação de dados em informações relevantes.

Aqui entram processos de visualização e estatística, responsáveis por resumir e apresentar informações de forma sucinta.

Já com os dados estruturados e após uma análise detalhada da situação, o gestor tem a chance de obter insights para melhorias, realizar previsões e tomar as decisões mais adequadas para o negócio.


Análises em tempo real

Por meio do Big Data Analytics é possível ter acesso a informações em tempo real, o que dá, inclusive, a abertura para a tomada de ações preditivas abrangentes.

As empresas que empregam processos rápidos de tomada de decisão são capazes de obter melhor valor da análise de dados em tempo real e criar uma forte vantagem competitiva.

Como você pôde ver, a utilização de tecnologias e processos baseados em Big Data pode ser decisória para sua empresa. Além disso, é sempre importante ficar atento às inovações relacionadas à ciência dos dados.

Fonte: ArtSoft Sistemas

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Os comentários estão fechado.