Como um sistema ERP pode ajudar o seu negócio?

0

A cada dia que se passa, temos novas tecnologias no mercado: smartphones, tablets, televisões de última geração ou aplicativos com funcionalidades antes inimagináveis, por exemplo.

Obviamente, o mundo dos negócios não poderia ficar de fora dessas ondas de inovação.

sistema ERP, negócio, gestão empresarial, empresas, posicionamento, mercado

As empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, estão apostando cada vez mais em soluções que facilitem todo o processo de gestão, aumentando sua qualidade e garantindo um bom posicionamento no mercado.

Uma das opções mais utilizadas é o sistema ERP. Essa solução empresarial pode ser crucial para manter o prestígio de sua companhia, principalmente em momentos de crise.

Você sabe o que é um sistema ERP? Conhece as possibilidades que ele oferece para ajudar o seu negócio? Leia esse artigo e descubra as respostas!

O que é um sistema ERP?

Planejamento de Recurso Corporativo ou Enterprise Resource Planning é o significado da sigla ERP. Seu principal objetivo é integrar todas as informações e processos de uma empresa em uma única plataforma.

A integração dos principais processos diminuirá o tempo gasto com retrabalhos e falhas humanas, através da melhoria dos processos de gestão como um todo.

O ERP é um software que também simplifica todo o processo de comunicação empresarial, pois unifica todos os departamentos de uma companhia, permitindo que eles tenham um fluxo de informação contínuo.

Vale ressaltar que o uso dessa tecnologia será extremamente importante para a otimização de todos os recursos das operações cotidianas de sua empresa, além de fornecer relatórios fundamentais para a tomada de decisões.

Como ele pode ajudar meu negócio?

Agora que você já sabe o que é um sistema ERP, deve estar se perguntando como ele pode, na prática, ajudar sua empresa. Listamos 5 benefícios:

1. Padronização e centralização de informações

Um dos primeiros benefícios a ser notado após a implementação de um sistema ERP na gestão de seus negócios é a padronização e centralização de informações. O processo de unificação das informações é seguido de uma padronização dos requisitos.

Essa padronização é realizada pelo sistema ERP visando maior facilidade na leitura e compreensão dos resultados obtidos pelas diferentes equipes e áreas de sua empresa. A padronização é extremamente útil quando se necessita comparar o resultado entre os setores operacionais ou entre as filiais da companhia, por exemplo.

Além de dar maior agilidade aos processos, o uso de padrões diminui o número de erros e a necessidade de retrabalhos, contribuindo para a produtividade da sua equipe.

Também, o uso de softwares ERP permite que todos os projetos sejam controlados e monitorados na palma da sua mão, sem necessitar se deslocar até cada um deles.

2. Redução de custos

O uso de um sistema ERP é essencial para os gestores conseguirem reduzir os custos de seus projetos. Ao apostar em um sistema ERP, certamente todos os profissionais necessitarão de treinamentos e um tempo para se adaptarem ao novo modelo. 

Porém, depois de concluída a transição, não há mais a necessidade de treinamentos constantes — eles serão realizados apenas uma única vez, no momento de implementação.

Algumas empresas e gestores de projeto já tiverem experiências extremamente negativas ao contratarem esse tipo de soluções empresariais. Escolheram uma das opções do mercado, pagaram um valor pela implementação e pelos treinamentos, mas devido a fatores variados, terminaram pagando o dobro ou o triplo do investimento.

Sendo assim, escolher um ERP ideal é primordial para o sucesso de sua companhia.

Existem empresas no mercado que fornecem um sistema ERP da SAP, que pode auxiliar diversos processos de sua empresa.

Melhorar a produção, gerenciar as finanças, prover qualidade em seus produtos são algumas dos resultados que podem ser alcançados. Além disso, o produto conta com suporte disponível e tem um custo bastante acessível.

3. Aumento da eficiência

Outro benefício de se apostar em soluções empresariais por meio de softwares é o aumento da eficiência.

A utilização do ERP leva a uma redução de erros: todos os seus processos serão mais bem controlados e gerenciados, analisando-se sempre o fluxo de informação e favorecendo a tomada de decisão pelos responsáveis pelas atividades.

Além disso, é possível criar um histórico de informações, problemas e principais ocorrências em cada projeto. Dessa forma, esse conhecimento pode ser utilizado no planejamento e no orçamento de projetos semelhantes no futuro.

4. Retenção de clientes

O uso de um sistema ERP também facilita o aumento do percentual de retenção de clientes. O relacionamento com o consumidor passa a ocorrer de uma maneira mais assertiva e completa, deixando-o satisfeito e facilitando o processo de fidelização.

Ademais, o aumento de qualidade e a maior eficiência conseguidos por meio do ERP são fatores que contribuem até mesmo para atrair um número ainda maior de clientes.

Melhorias já mencionadas, como as reduções de erros e de custos, podem ser repassadas ao consumidor final, que certamente perceberá a diferença.

Uma aplicação secundária, mas muito interessante, desse tipo de software provém da centralização de informações. Ao se ter todas as informações disponíveis em um único ambiente, é possível criar campanhas de incentivo e promoções para os principais tipos de clientes da sua empresa. Pense nisso!

5. Melhoria constante dos processos

Após padronizar e centralizar as informações, reduzir seu custo, aumentar a eficiência e reter mais clientes, outra ajuda que um sistema ERP pode oferecer é a possibilidade de se buscar sempre a melhoria contínua nos processos.

Os indicadores de desempenho e relatórios fornecidos pelo BI do seu negócio permitem aos gerentes de projetos identificar gastos supérfluos, desperdícios de insumos e todos os gargalos que possam impactar o desenvolvimento correto das atividades.

Dessa forma, os principais stakeholders do projeto podem propor soluções eficazes para solucionarem as adversidades e buscarem colocar todos os processos em constante melhoria.

Fazendo isso, sua empresa ganha um grande respeito por parte dos consumidores, aperfeiçoando o seu relacionamento e intensificando a presença da sua marca no mercado.

Apostar em sistema ERP como uma solução empresarial pode ser um grande diferencial para a gestão do seu negócio.

É interessante ressaltar que o uso da tecnologia está se tornando cada vez mais comum no mundo corporativo. À medida que o tempo passa, empresas que não aderem a essas funcionalidades ficam obsoletas e são preteridas pelos clientes. Escolha o ERP ideal para sua empresa e colha os frutos!

 

Fonte: Uppertools

Compartilhar

Sobre o autor

Fonte

Esta é uma réplica publicada na fonte acima. As opiniões veiculadas no texto não refletem necessariamente a opinião do Grupo Skill.

Os comentários estão fechado.