Confiança dos pequenos empresários aumentou em janeiro, aponta pesquisa

0

Pela quarta vez consecutiva, indicador de confiança dos pequenos empresários cresceu.

A confiança dos pequenos empresários brasileiros está aumentando. Ao menos é isso o que garante uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa, apurado pelas duas instituições, a nota atingida em janeiro foi de 54,6 pontos. Essa marca é 6,8% maior do que os 51,1 pontos verificados em dezembro de 2017.

Além disso, trata-se da quarta vez consecutiva que o resultado do indicador ficou acima dos 50 pontos. 

A recuperação econômica em curso contribui para a melhora do humor dos empresários. A percepção do cenário atual já é bem melhor do que a observada no início de 2017”, aponta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. “Se confirmadas as expectativas ao longo de 2018, a confiança poderá consolidar-se acima do nível neutro”, prossegue.

Metodologia

O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa possui uma pontuação que varia de zero a 100. Notas acima de 50 são consideradas como reflexo da confiança dos empresários. Abaixo disso, é tido como sinal de que há desconfiança com os negócios e com a economia

Apesar do resultado positivo, boa parte dos empreendedores não sabe ao certo ao que se deve esse otimismo. Isso porque, na pesquisa, 40% dos empresários participantes disseram não saber a razão de seu otimismo.

Esse grupo disse apenas acreditar que coisas boas devem acontecer.

38% alegou também que já nota a melhora de alguns indicadores econômicos, enquanto que 16% justificaram a perspectiva positiva por causa do amplo mercado consumidor do país.

Por outro lado, entre aqueles que não estão otimistas com a economia, a política foi apontada como argumento mais forte para justificar a desconfiança. Para 69% dos entrevistados, a incerteza nesse cenário afeta negativamente as perspectivas econômicas.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Deixe um comentário