Imposto de Renda: Dependentes

0

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2018 encerra no dia 30 de abril de 2018

Juntamente com o período de envio do Imposto de Renda à Receita Federal vieram às diversas dúvidas a respeito de como fazer a declaração. Uma das dúvidas mais frequentes é em relação a netos como dependentes.

Netos só podem ser declarados como dependentes caso você seja a responsável por ele judicialmente, ou seja, com sua guarda judicial.

O neto deve ter até no máximo 21 anos de idade. Caso ele esteja cursando ensino técnico profissionalizante ou nível superior, a idade pode variar até 24 anos.

A exceção é dada apenas em casos de o neto ser incapaz física ou mentalmente para um trabalho, dessa forma é possível mantê-lo como dependente, fazendo com que a limitação deixe de existir.

Confira abaixo as demais regras para dependentes:

– Filho (a) ou enteado(a), com até 21 anos de idade;

– Filho (a) ou enteado (a), em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para um trabalho;

– Filho (a) ou enteado (a) universitário ou cursando escola técnica de segundo grau, com até 24 anos;

– Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente de trabalhar;

– Irmão (ã), neto (a) ou bisneto (a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando ensino superior ou escols técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;

-Menor pobre até os 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial;

-Pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador;

-No caso de pais separados, é considerado dependente o filho que fica com o pai ou a mãe, em decorrência de cumprimento judicial;

– Companheiro (a) com quem o contribuinte tenha filho em comum;

– Companheiro (a) com que o contribuinte há mais de cinco anos;

– Cônjuge; e

– Pais, avós e bisavós que, em 2017, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, de até R$ 22.847,76.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.