Ministério do Trabalho e Emprego lança Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho

0

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou, ontem (01/07), Painel de MTE-Ministério-Trabalho-Emprego-painel-monitoramento-mercado-trabalhoMonitoramento do Mercado de Trabalho, que representa um novo instrumento para integrar e organizar os dados reunidos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Dessa forma, a partir de agora, será possível acessar as principais informações sobre emprego e rendimento em apenas um lugar.

“Essa é mais uma das iniciativas do Ministério que buscam ampliar a transparência e fortalecer o uso das suas informações para o aprimoramento da gestão”, salientou o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Giovanni Queiroz. “Além disso, é um instrumento acessível, que utiliza a web como plataforma e se propõe a fazer uma disseminação amigável e de fácil utilização”, completou.

Ressalta-se que, em sua primeira versão, o Painel conta com dados atualizados mensalmente para todos os estados, e cada um dos 5.570 municípios brasileiros, sobre a movimentação do mercado de trabalho formal e a evolução do rendimento dos trabalhadores. A novidade é aberta e pode ser acessada no Portal MTE.

De acordo com Vinícius Lobo, do Observatório do Mercado de Trabalho, ligado ao MTE, “o nosso objetivo é criar uma ferramenta que auxilie o trabalho dos gestores e das organizações da sociedade civil e apoie o desenvolvimento das políticas públicas de emprego e renda. Mas como é uma plataforma aberta, pode ser usada por qualquer cidadão, além da imprensa”.

O Painel de Monitoramento será ampliado de forma a integrar informações do mercado de trabalho informal, do seguro-desemprego, do Abono Salarial e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, destaca Lobo. “Nosso objetivo é torná-lo um instrumento de consulta o mais completo possível”, completa.

Confira agora o Painel de Monitoramento Analítico do Mercado de Trabalho clicando aqui.

 

Confira também:

Receita disponibiliza página com orientações tributárias

O impacto do eSocial sobre empresas e empregados

Câmara ameniza tributação para alguns setores

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.