Número de pequenos negócios exportadores cresceu em 12% em 2016, aponta Sebrae

0

Volume total de exportações dos pequenos negócios chegou próximo de US$ 1 bilhão.

Um estudo realizado pelo Sebrae verificou que o número de pequenos negócios exportadores cresceu em 12% entre 2015 e 2016.

pequenos negócios exportadores, pequenos negócios, MPE, exterior, exportação, produtos


Apenas no ano passado, mais de 8 mil micros e pequenas empresas (MPEs) comercializaram produtos para outros países – uma marca recorde.

Com isso, a parcela de participação dessas companhias nas exportações aumentou. Para se ter noção, em 2011, as micro e pequenas companhias somavam 32,8% do total de empresas exportadoras. Já em 2016, elas passaram a representar 38%.

Isso significa que quase quatro em cada 10 empresas exportadoras brasileiras são micros ou pequenos negócios.

Esses dados, além de outros, fazem parte do estudo As Micro e Pequenas Empresas nas Exportações Brasileiras – 2009 a 2016, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.

Faturamento crescente

Quando o assunto é faturamento, essas MPEs exportadoras contaram com um aumento de 6% em relação a 2015, alcançando a cifra de US$ 997,7 milhões.

Dessa forma, e apesar da crise, elas conseguiram seguir um caminho oposto ao das médias e grandes empresas, que registraram uma redução de 3,5% no valor exportado.

Sul e Sudeste do Brasil

O estudo do Sebrae ainda apontou que a maior parte das micro e pequenas empresas exportadoras do país está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. Para ser mais exato, 90% dessas companhias pertencem aos estados de São Paulo, Minas Gerais (Sudeste), e Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina (Sul).

Além disso, foi constatado que os Estados Unidos e o Canadá foram os principais destinos das exportações feitas pelas MPEs. Essas duas nações representaram 20,5% das vendas totais. Em seguida, o Mercosul concentrou 20,3% das vendas, enquanto que a União Européia ficou com 20,2%.

Principais produtos

Por fim, de acordo com o estudo, os principais produtos exportados pelas microempresas são: vestuário, calçados e pedras preciosas/semipreciosas. Por sua vez, as pequenas empresas se destacaram nas exportações de madeira serrada, obras de mármore e granitos e também na de pedras preciosas.

Compartilhar

Sobre o autor

Guilherme Uchoa

Integrante do Núcleo de Comunicação do Grupo Skill. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e pós-graduado em: Apuração e Produção de Reportagem; Criação e Edição do Texto Jornalístico para Diferentes Mídias; Jornalismo Cultural; Teoria da Comunicação; Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura; e Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem.

Os comentários estão fechado.