Profissionais liberais devem informar CPF de clientes no IR 2016

0

Já está valendo a obrigatoriedade dos profissionais liberais informarem o CPF de cada cliente atendido e discriminar os valores recebidos de cada um para efeitos do Imposto de Renda.

Antes, apenas o somatório mensal era exigido, mas a partir do IR 2016, com base no ano-calendário 2015, a discriminação de todos os valores e clientes passa a ser obrigatória.

Os clientes, a fim de deduções, já são obrigados a inserir o CPF dos profissionais os quais foram atendidos e a quantia paga pelo serviço. Portanto, a intenção da Receita Federal é justamente cruzar os dados do IR dos profissionais liberais com os dos clientes para fiscalização.

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o especialista em Contabilidade Jaime Rodrigues, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a nova mudança para quem tem que prestar contas à Receita Federal.

O especialista contou que muito destes profissionais já fazem o procedimento normalmente durante o processo de pagamento e recebimento pelo serviço prestado. Isso acontece através da emissão de notas fiscais, que já contêm os dados pessoais do cliente.

Porém, Jaime Rodrigues orienta que, caso o profissional queira emitir também um recibo com o nome e CPF do cliente e, ainda, o valor da compra ou serviço, pode ser melhor ainda, pois ele vai ter que repassar esses dados à Receita também.

Confira na íntegra a entrevista na Rádio Nacional de Brasília com Jaime Rodrigues e saiba mais sobre o assunto:

Fonte: EBC

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.