Quem declara IR primeiro pode ter restituição antes

0

Já no primeiro dia de entrega do Imposto de Renda 2018, 125 mil contribuintes já haviam entregado declaração.

De acordo com o supervisor regional do imposto de renda, Valter Koppe, esse número é referente apenas ao Estado de São Paulo.

Para ele, garantir a restituição nos primeiros lotes programados é uma das vantagens de declarar logo nos primeiros dias.

A Receita Federal irá dar inicio aos pagamentos de restituição no dia 15 de junho e segue todo dia 15 do mês, até dezembro.

RESTITUIÇÃO

Aqueles que pagaram Imposto de Renda a mais durante o ano tem o direito de receber.

O próprio programa do IR calcula e, aqueles que têm muitas deduções, vão ganhando descontos. Podendo até mesmo, ter dinheiro a receber.

Vale lembrar que contribuintes com idade acima dos 60 anos, pessoas com deficiências físicas e doenças graves, tem preferência na hora de restituir.

Koppe conta que “geralmente quem não se encaixa nessas especificações, consegue restituir a partir do segundo lote, em julho. É muito difícil conseguir receber logo em junho”.

Já a estratégia de deixar para entregar a declaração perto do prazo final, para receber restituição corrigida pela taxa Selic, não será vantajosa neste ano.

“Com a Selic baixa (a taxa está em 6,75% ao ano), o contribuinte pode receber, no máximo, uma correção de 1%. Só vale a pena para quem não tem nenhuma dívida para pagar”, completa o especialista.

Caco Santos, planejador financeiro, especialista pela Planejar, recomenda tentar restituir o quanto antes.

“Hoje, recebendo logo a restituição, o contribuinte tem o poder de decidir por aplicações que dão retornos melhores que a renda fixa”, explica.

Caso haja algum erro no preenchimento dos dados bancários, ou encerramento de conta durante o período de liberação da restituição, o dinheiro retornará para o banco. É necessário providenciar o pedido de pagamento diretamente com o Banco do Brasil.

O contribuinte tem o prazo de até um ano para entrar em contato com a instituição para informar uma nova conta em seu nome.

Caso ultrapasse esse período, a requisição só é realizada mediante a preenchimento formalizado do Pedido de Pagamento de Restituição, no site da RF.

COMO ACOMPANHAR A RESTITUIÇÃO

-É possível que o contribuinte acompanhe a restituição através do site da Receita Federal;

-Através do download do aplicativo da Receita federal , disponível para Android ou iOS;

-Cadastrando seu celular para recebimento gratuito de SMS. Segundo a receita, assim que cadastrado, quando for disponibilizada para resgato, o contribuinte recebe uma mensagem; ou

– Atraves do Receitafone, número 146.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

Os comentários estão fechado.