Simples Nacional – O que é?

1

simples nacionalO contribuinte brasileiro é obrigado a pagar vários impostos – estima-se que sejam aproximadamente 63 tributos. Soma-se a isso o alto valor deles: de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), 41% da renda do trabalhador brasileiro foi comprometida para o pagamento de tributos em 2013. Em razão disso,  muitas empresas fecham as portas depois de três anos. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 48% das empresas encerram suas atividades depois desse período.

Para amenizar esse cenário, foi criado, em 2006, o Simples Nacional. Saiba no que ele implica e seus benefícios a seguir:

O Simples Nacional foi instituído, por meio da Lei Complementar nº 123/2006, a fim de simplificar a tributação para as micro e pequenas empresas, unificando oito impostos em um único boleto e reduzindo a carga tributária. Além disso, ele facilita a abertura e o fechamento de uma empresa por meio do cadastro nacional único.

Acompanhe nas próximas edições desta série:

Quem pode ser enquadrado no Simples Nacional?

Quais são os Impostos do Simples Nacional?

E muito mais.

Compartilhar

Sobre o autor

Equipe Skill

Desde 1979 a nossa missão é oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de excelência na prestação de serviços, apresentando resultados, soluções e planejamento com profissionalismo, qualidade, precisão e ética. Nossos escritórios oferecem o suporte necessário para que a equipe de profissionais SKILL atue em todas as regiões do Brasil, o que torna nossa organização capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo os serviços consultoria, contabilidade e tecnologia da informação.

1 comentário